Olá, caros amigos que acompanham o blog. Estamos mais uma vez juntos, (forma de dizer é claro), para celebrar mais uma conclusão de um trabalho organizado por mim, este humilde professor que vos escreve, mas realizado e desenvolvido por nossos amados alunos do 6º ano, logo, mérito todos para eles.
A atividade que está publicada aqui consistia na organização de um jogo didático, parecido com o antigo mas famoso jogo da vida, onde existiam um certo numero de casas em um tabuleiro a se percorrer, quem chegasse ao final primeiro ganhava o jogo, fizemos algo parecido mas com temática histórica dividido em três etapas básicas. Eu sei, alguns devem pensar; - Professor, outra atividade com etapas? você não sabe trabalhar ou pensar seu ofício sem por etapas no meio da coisa? Para essa indagação eu responderia: NÃO. Mas para ser educado, devo lembra-los que sou professor de história, como pensar a história sem etapas, sem os períodos que a sucedem, sem ordem cronológica ou temática, como fazer falar a história sem periodiza-la? Assim, sendo, meu trabalho tem etapas sim, e se reclamar vai ter o dobro de etapas... (brincadeira caros leitores, vamos fingir que essa ultima frase não está ali, melhor, finja que não leu as duas ultimas linhas ok?).
A primeira etapa consistia no desenvolvimento do tema em aulas expositivas, apresentações de
vídeos, sobre o tema e atividades com o próprio material dos alunos, alguns desses vídeos que passei a eles vou postar no final do artigo. Ao final dessa etapa os alunos produziram 10 questões com respostas para o tema Egito antigo e 10 questões igualmente com respostas para a mesopotâmia, compondo assim, tema Crescente Fértil, as questões deveriam ser baseadas nos textos do caderno do aluno. Eu selecionei 40 questões e fiz um banco de questões para que eles mesmos respondessem quando fossem jogar.
A segunda etapa consistiu na elaboração de tabuleiros com 30 casas. Os alunos poderiam confeccionar esse tabuleiro da maneira que quisesse, e digo sem falsa modéstia, que ficaram lindos! vocês poderão vê-los logo abaixo após o final da explicação. Os tabuleiros foram desenvolvidos em cartolina e lápis coloridos.
A terceira etapa então foi a mais aguardada, finalmente os alunos iriam desfrutar de seu árduo trabalho. Essa etapa foi desenvolvido o jogo.
As regras do jogo eram simples, haviam 30 casas, dessas 30, 15 casas foram colocados pontos de interrogação. Os alunos partiam da casa 1 e tinham que chegar ao final, a casa 30, mas para isso, toda vez que rolassem o dado e caíssem em um ponto de interrogação teriam que responder uma pergunta sobre o Crescente Fértil, pergunta desenvolvida por eles mesmos como já expliquei. Ao final produzimos quatro tabuleiros, alguns tiveram apenas 20 casas, assim tinham 10 pontos de interrogação, mas a finalidade era a mesma, independente do numero de casas que o tabuleiro possuísse.
A atividade foi um sucesso, dos quatro tabuleiros tivemos quatro "vencedores" que depois jogaram entre si para ver "quem iria descobrir os tesouros do mundo antigo". Os alunos se divertiram, aprenderam e adoraram ver seu trabalho elogiado por praticamente toda escola e a direção, e eu posso dizer que fiquei orgulhoso e feliz com a resposta tão positiva deles.
Bem, agora vamos ver as imagens dos tabuleiros e os jovens e promissores alunos desempenhando suas habilidades para descobrir tesouros que só a História poderia lhes dar!
Os tabuleiros confeccionados
Espero que tenham gostado do que viram aqui, e que voltem sempre ao blog. Agora deixarei algumas indicações de leitura e vídeos para saber mais sobre o assunto. Aos alunos, parabéns, todos foram excelentes e desejo o melhor a vocês. A quem nos acompanhou até aqui, um abraço, e não se esqueçam, gosto pelo conhecimento! Até a próxima.
Atividade desenvolvida na U.E. Bairro Jundiaizinho.
Atividade desenvolvida na U.E. Bairro Jundiaizinho.
Para saber mais:
O Crescente Fértil
Chapolim nas Piramides do Egito
Material de pesquisa:
Sua pesquisa: http://www.suapesquisa.com/historia/crescente_fertil.htm
Veja também os trabalhos dos anos anteriores!
2014: Cesar e o Império Romano; http://informeaulas.blogspot.com.br/2014/12/cesar-2014-atividadeardim-sao-francisco.html
Projeto Laboratório de História: http://informeaulas.blogspot.com.br/2012/08/meu-portfolio-5-e-6-serie.html
Amei essas atividades. Peço permissão para copiá-las!
ResponderExcluir