quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A consciência negra e o Brasil afrodescendente

O dia 20 de novembro nos propõe uma reflexão sobre o óbvio. Sim, o óbvio, mas aparentemente o óbvio tem estado distante de nossa realidade, talvez propositalmente, sendo assim, necessário de um resgaste. Mas independente disso, comemoramos no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra. Nada mais difícil que romper paradigmas seculares, para isso, conscientizar as novas gerações, dando a eles a oportunidade de pensar diferente, até mesmo de nós, é o caminho. Assim o dia 20 de novembro se faz importante e infelizmente de uma necessidade brutal.

Feito devidas colocações, apresento a vocês leitores, alunos ou não, uma pequena síntese da contribuição da cultura afro a nós brasileiros, contribuição que podemos chamar afrodescendente ou afro-brasileira, vamos ver esse legado enraizado em nós e reproduzido diariamente.

Para começar vamos conhecer algumas das várias contribuições culturais anexadas em nosso cotidiano.
Basta clicar para ampliar as imagens!

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Antecedentes do Imperialismo. Neocolonialismo no século XIX

Imperialismo  é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.

Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que Colonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.
Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania.
Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente.

Assim, segue a baixo uma pequena exposição sobre os principais fatores que geraram as transformações no mundo tornando o Imperialismo uma possibilidade. 

Clique nas imagens para amplia-las. 

Revolução Industrial – segunda metade do século XVIII


Inglaterra; produção industrial em massa solidifica a produção capitalista.