quinta-feira, 19 de novembro de 2015

A consciência negra e o Brasil afrodescendente

O dia 20 de novembro nos propõe uma reflexão sobre o óbvio. Sim, o óbvio, mas aparentemente o óbvio tem estado distante de nossa realidade, talvez propositalmente, sendo assim, necessário de um resgaste. Mas independente disso, comemoramos no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra. Nada mais difícil que romper paradigmas seculares, para isso, conscientizar as novas gerações, dando a eles a oportunidade de pensar diferente, até mesmo de nós, é o caminho. Assim o dia 20 de novembro se faz importante e infelizmente de uma necessidade brutal.

Feito devidas colocações, apresento a vocês leitores, alunos ou não, uma pequena síntese da contribuição da cultura afro a nós brasileiros, contribuição que podemos chamar afrodescendente ou afro-brasileira, vamos ver esse legado enraizado em nós e reproduzido diariamente.

Para começar vamos conhecer algumas das várias contribuições culturais anexadas em nosso cotidiano.
Basta clicar para ampliar as imagens!




Um pequeno vídeo sobre a Africa 










Vamos conhecer um pouco mais? assista ao vídeo a baixo:



Você já viu uma roda de capoeira?

veja um documentário sobre a História da Capoeira nesse link:https://www.youtube.com/watch?v=W_JbiKr26F8






Ficou com água na boca? que tal ver um pouco mais? 











Vamos ouvir os sons de alguns destes instrumentos?







Veja como os instrumentos são manipulados!

 Veja mais aqui:https://www.youtube.com/watch?v=b733DABPFKM

A música  brasileira é muito rica em ritmo e criatividade, em partes essa criatividade e o ritmo contagiante que ela carrega vem de nossa raiz afro como você deve ter percebido nos vídeos acima. Agora vamos um pouco alem e observar essa matriz afro nos gêneros musicais brasileiros mais distintos.

Os tambores de África trouxeram também outros cantos e danças. Além do samba a influencia na cultura musical brasileira vai do Maracatu à Congada, Cavalhada e Moçambique. Sons e ritmos que percorrem e conquistam o Brasil de ponta a ponta.

Mas foi com os escravos e suas manifestações, muitas vezes como única forma de resistir e manter viva sua cultura, na teimosia de se afirmar ser quem era que a música afro-brasileira iria surgir com a força de um povo cuja história já existia, mas que aqui encontrou dramas e sofrimentos dando cores diferentes aos toques do tambor, assim como trazendo nos versos e na voz a dor e a alegria da afirmação de uma existência sofrida, mas carregada de dignidade. 

Ouça a música:https://soundcloud.com/thanderlion/01-sons-afrobrasil


O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.
 Ouça aqui: https://soundcloud.com/thanderlion/02-samba

Veja mais:http://www.suapesquisa.com/samba/
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT865240-1655-3,00.html

A música acompanha sua geração, já que na verdade ela é fruto da mesma, dai surgem releituras unindo os tempos, carregando um passado  em direção ao agora, as vezes tão complexo e profundo que parece rumar ao futuro! na música brasileira não faltam exemplos, vemos isso na pop music, no rock, no erudito, no popularesco no autoral e alternativo e a lista seque. Vamos ver alguns exemplos?

Manguebeat 
Manguebeat (também grafado como manguebit ou mangue beat) é um movimento musical que surgiu no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk e música eletrônica.Esse estilo tem como ícone o músico Chico Science, ex-vocalista,falecido em 1997 em um acidente de carro, da banda Chico Science e Nação Zumbi.O objetivo do movimento surgiu de uma metáfora idealizada por Zero Quatro, ao trabalhar em vídeos ecológicos. Como o mangue é o ecossistema biologicamente mais rico do planeta, o Manguebeat  precisava formar uma cena musical tão rica e diversificada como os manguezais. O movimento ganhou enorme destaque e influenciou outros artistas como o Mundo Livre S/A, Chico Science & Nação Zumbi, Sheik Tosado, Mestre Ambrósio, Eddie, Via Sat, Querosene Jacaré e Jorge Cabeleira



Conheça mais do Nação Zumbi:http://www.nacaozumbi.com.br/
Ivete Sangalo faz em sua música uma mistura do pop comercial com o calor e o colorido nordestino, assim os tambores ganham ritmos melódicos contagiantes que casam com a voz forte e afinada da cantora.

Conheça mais sobre Ivete Sangalo:http://www.ivetesangalo.com/

Raul Seixas começou a carreira influenciado por clássicos do rock'in roll como Elvis Presley, Beatles, Stones Bob Dylan entre outro, porém nunca negou sua origem Baiana, suas músicas faziam referencia aos hábitos, estilos instrumentos e vocabulário. Assim como os Novos Baianos e a Tropicália, Raul Seixas misturava influencias da música internacional com MPB e as tradições culturais brasileiras produzindo uma sonoridade unica. 


Conheça mais sobre Raul Seixas:http://www.raulrockclub.com.br/
Zé Ramalho é natural de Brejo do Cruz na Paraíba. Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros), da Jovem Guarda (Roberto CarlosErasmo CarlosGolden Boys e Renato e seus Blue Caps), a sonoridade dos Beatles e a rebeldia de The Rolling StonesPink FloydRaul Seixas e, principalmente, Bob Dylan. Há elementos da mitologia grega e de histórias em quadrinhos em suas músicas.

 Conheça mais sobre:
Zé Ramalho:http://www.zeramalho.com.br/
Zeca Baleiro: http://zecabaleiro.uol.com.br/
Seu Jorge é a prova de que o Samba é sempre capaz de renovar e propor misturas das mais ricas, onde existir qualidade, calor e riqueza rítmica o samba pode se misturar. Com uma voz marcante e invejável Seu Jorge trouxe a malandragem do samba e a sutileza do carioca as grandes mídias e gravadoras. Sua música mistura o samba e o samba-rock, Soul music, funk e o MPB.


 Conheça mais sobre Seu Jorge:http://www.seujorge.com/home/

Extras:
Em 1995 o musico e artista pop Michael Jackson encantou-se com a sonoridade do Olodum, um bloco-afro do carnaval da cidade do Salvador, na Bahia. Ele gravaria um de seus grande sucessos com o grupo a música They Don't Care About Us. A Banda Olodum é atualmente um grupo cultural, considerado uma organização não-governamental reconhecida como de utilidade pública pelo governo do estado da Bahia. 


O Povo Brasileiro é uma obra do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro, lançada em 1995, que aborda a história da formação do povo brasileiro.O livro trata das matrizes culturais e dos mecanismos de formação étnica e cultural do povo brasileiro. Em 2000 foi produzido um documentário com base nos textos do livro de Darcy Ribeiro. Separamos o momento onde se analisa a matriz afro.

Entrevista de 1995 no Jô soares Onze e Meia com o Vovô Osório na época com 110 anos, demostrando toda a serenidade e experiencia que a vida lhe permitiu. Um relato vivo da cultura de nosso povo.



Depois dessa pequena  exposição, tão mínima em relação a importância da cultura afro-brasileira em nossa vida espero que tenha ficado claro que essa mesma cultura está nas relações mais humildes de nosso cotidiano as mais complexas, nas novelas, rádios, nos lares, nas lojas, na nossa comida e gestos mais simplórios, sendo assim, cultura afro-brasileira é antes de tudo cultura brasileira.
Professor Silvio Neves de Souza.

Fontes:
https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/3_III.php
http://www.palmares.gov.br/?tag=cultura-afro-brasileira
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_afro-brasileira
http://pt.slideshare.net/search/slideshow?searchfrom=header&q=cultura+negra&ud=any&ft=all&lang=**&sort=




3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Excelentes informações acerca da importância dos negros no Brasil. Senti falta de informações sobre Zumbi dos Palmares e o dia 20 de novembro. Parabéns. Joao Cardoso PT Mairiporã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai João? que bom te-lo aqui, sim eu preferi dar menos enfoque a Zumbi e a Palmares, eles são citados nos documentários e nas músicas que postei, mas não fiz referencia a eles em meus textos. Optei por isso, na intenção de associar a cultura afrodescendente as praticas de nosso cotidiano, então dei mais enfoque aos hábitos do cotidiano e suas origens. obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Parabéns Silvio pelo projeto e muito sucesso. É de grande emoção além da amizade, é poder acompanhar a evolução dos amigos. Ótimo matérial de pesquisa e saber dos diversos talentos e conhecimento que possui. Grande abraço brother!

    ResponderExcluir

Diga a sua opinião sobre isso!